Visita a I.F.S.E (Italian Food Style Education)
Visita a I.F.S.E(Italian Food Style Education)
Nesta ultima sexta-feira dia 04/05 nosso diretor comercial esteve visitando a I.F.S.E(Italian Food Style Education) nos arredores de Turim, onde teve um bate-papo super interessante com a Solange Capelesso, secretaria-geral do I.F.S.E, sobre a formação do cuocos(cozinheiros) na escola, tendências de tecnologia no setor, e serviços oferecidos pela instituição.
O I.F.S.E é uma das mais prestigiosas escolas internacionais de cozinha e pasticceria italiana, a única com o reconhecimento de excelência Italiana, reconhecido pelo Secretáriado Geral da República, e também possui o titulo de Embaixador da Cozinha Italiana e seus produtos ao Exterior. O I.F.S.E fica situado na cidade de Piobese Torinese a 15km de Turim, a escola está situada em um castelo medieval que data do ano de 1100, a instituição dispõe de um acordo mutuo com a prefeitura da cidade para utilização, manutenção e conservação do prédio que é considerado patrimônio histórico da região. Além desta unidade a escola ainda mantém filiais na cidade de Turim e em outros países como Coréia do Sul e Lituania.
Sala de preparo dos pratos.
Laboratorio Di Arte Bianca.
Aula de degustação de vinhos.
Durante nossa visita podemos constatar a excelente infra-estrutura que o I.F.S.E dispõe aos seus alunos, com professores altamente capacitados e fluência em outros idiomas, equipamentos de ultima geração que permitem até a transmissão de um receita para a sua filial na Coréia do Sul via internet.
Hall dos produtos utilizados pela escola.
Conversamos com a Solange um pouquinho sobre tecnologia e gestão de restaurantes.
Digimun: Como a tecnologia pode facilitar a vida de nossos empreendedores do ramo gastrônomico?
Solange: Baseado no que estamos vendo em restaurantes parceiros do I.F.S.E é imprescindível o uso de um software na gestão de um restaurante, pois além de auxiliar o controle de consumo dos clientes, agiliza e padroniza o envio de pedidos dos garçons a cozinha, além de auxiliar a ordem dos pedidos para o cozinheiro. Uma tendência que estamos vendo aqui na Itália é o uso integrado de microfones aos garçons e cozinheiros para transmitirem informações gerais e previsão de conclusão de pedidos.
Digimun: Como o IFSE prepara seus cuocos(cozinheiros) para a gestão de um negócio?
Solange: Atualmente o aluno sai do I.F.S.E apto a trabalhar como cuoco, caso o mesmo deseje sair da instituição e já abrir um negócio próprio, indicamos buscar algum conhecimento em gestão de negócios, oferecemos também a nossa consultoria que vai desde o momento do projeto da cozinha, onde o mesmo é pensado na redução dos movimentos dos cuocos com foco no aumento de produtividade, e elaboração dos pratos, menú, carta de vinhos, e também consultoria na parte de gestão do negócio, como controle de caixa, Controle de Custos sobre os produtos, etc.
Nosso diretor comercial Bruno Guarda ao lado da secretaria-geral do I.F.S.E Solange Capelesso.
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o I.F.S.E, acesse www.ifse.it, pode enviar também suas duvidas em português que a instituição possui pessoal capacitado para lhe atender.