Portal da NF-e divulga tolerância para NCMs extintas

O que é NCM:
NCM significa “Nomenclatura Comum do Mercosul”, foi adotada pelo Brasil, Argentina e Paraguai em 1995.  É um código de oito dígitos, sendo que os seis primeiros representam a classificação SH, e os dois últimos são especificações do Mercosul. Esses códigos são utilizados para identificar a natureza das mercadorias, promovendo o desenvolvimento do comércio internacional.

SH, citado acima, é um método internacional de classificação de mercadorias utilizado em uma estrutura de códigos, que são usadas para identificá-los corretamente, como sua origem, materiais que o compõe e outros detalhes.

 

Este código permite que os legisladores especifiquem as regras de tributação de ICMS, substituição tributária, IPI e demais impostos para cada produto e também serve para que o governo gere estatísticas econômicas setoriais.

Tentar burlar o NCM ou não fazer corretamente podem gerar multas. Por isso, é imprescindível conhecer e saber como utilizá-las da maneira correta.

Outro detalhe importante são as mudanças que irão ocorrer a partir do dia primeiro de setembro deste ano. Quando termina a tolerância para a utilização das NCMs extintas. Entenda:

Mudanças:
Como já estava previsto, os sistemas autorizados da Nota Fiscal Eletrônica não aceitarão as NCMs extintas:

0810.90.00;
2704.00.10;
3206.11.11;
3206.11.19;
7304.59.11;
7304.59.19;
A tabela NCM atualizada está disponível no site do Portal da Nota Fiscal Eletrônica.

Deixe seu contato
Deixe seu contato

Caso gostou dos artigos de nosso blog. fique atento nas atualizações deixando seus dados para receber nossas novidades