Sistema Gestão Integrada: Por Que Investir em Um
O sistema de gestão integrada é um software utilizado por muitas empresas com objetivo de automatizar seus processos internos, ter um maior controle na sua gestão financeira e assim, visar o melhor desempenho do negócio.
Pode ser usado em qualquer empresa, independentemente do segmento e do porte das mesmas.
Então, todos os setores da empresa são controlados por um sistema totalmente informatizado e todas as informações concentradas em um único sistema.
O que é sistema de gestão integrada?
Sistema de gestão integrada é um sistema onde todas as informações, todos os registros de uma empresa são monitorados por ferramentas informatizadas e reunidas em um só sistema.
E com o avanço de novas tecnologias, a maioria das empresas tem adotado este sistema para melhor gerir o seu negócio pois todas as áreas estarão interligadas, logo, terão um maior controle da empresa como um todo.
Um bom exemplo é uma empresa que começa a compreender todas as etapas até chegar ao produto final e a partir de uma avaliação com base em seus erros, poderia pensar em estratégias para aumentar a produção, reduzir o tempo do produto em estoque, etc.
Quais são as vantagens do sistema de gestão integrada
· Realização dos objetivos da empresa
· Aperfeiçoamento dos produtos e serviços
· Redução de tempo e custos
· Fortalecimento da marca
· Promover a satisfação dos clientes, fornecedores e funcionários
· Aumentar a competitividade
· Transparência de todas as áreas da empresa
· Maior participação no mercado
· Melhorar a visão diante de investidores à empresa
· Otimizar o processo de tomada de decisão
· Incorporar melhores práticas
· Melhora a segurança dos funcionários
Ao usufruir de todos estes benefícios, a empresa promoverá seu desenvolvimento, seu desempenho através de produtos e serviços de qualidade, do respeito ao meio ambiente, da satisfação de seus clientes, etc.
Na verdade, como a principal meta de uma empresa é desempenhar seu papel da forma mais eficiente possível, por meio do sistema de gestão integrada, além de aprimorar seus processos internos, minimiza possíveis riscos e aperfeiçoa-se para atender melhor seus clientes.
E como saber se está funcionando?
Então, todos aqueles benefícios citados acima são os resultados esperados através do sistema de gestão integrada. E como avaliar se a empresa alcançou ou não os resultados?
Através de indicadores de qualidade, de saúde e de sustentabilidade.
Indicadores de qualidade
Haverá uma avaliação de máquinas quebradas, de produtos com defeito, o desperdício de material e de tempo durante a produção como também o feedback dos clientes, muito com base nas suas reclamações.
A partir dessa análise, o gestor, junto com seus colaboradores montarão uma estratégia para minimizar, ou melhor, acabar com todos estes problemas.
Indicadores de saúde
Aqui, será feita uma análise em relação a acidentes de trabalho, despesas com planos de saúde, afastamento por doenças, faltas com ou sem justificativa, etc. Enfim, tudo que está relacionado à saúde e segurança dos funcionários.
Indicadores de sustentabilidade
Vale lembrar que há uma enorme preocupação em relação aos efeitos causados ao meio ambiente, logo, as métricas avaliadas serão: consumo de água e energia, quantidade de lixo produzido, a destinação dos resíduos, a utilização de materiais bio-degradáveis, etc.
Como você pode perceber, você reuniria em um só local, as principais informações de todos os setores de sua empresa. E é muito importante fazer esse acompanhamento constante de forma que o sistema de gestão integrada seja eficaz e alcance seus objetivos.
Como é estruturado?
Então, existem vários sistemas de gestão, mas a maior parte deles apresenta algumas estruturas semelhantes, entre elas, podemos destacar:
· Setor administrativo
· Planejamento de estratégias
· Implantação e execução
· Avaliação de desempenho
· Correções e aperfeiçoamentos
· Exame crítico
Cada empresa terá seu próprio sistema de gestão, mas esses pontos citados acima são comuns a todos eles. Ou seja, haverá a integração de todos eles, como se formando uma unidade.
Pense que as necessidades de uma clínica médica são totalmente diferentes de um restaurante ou de uma indústria de calçados. Dessa forma, os sistemas são diferenciados. Mas todos visam a mesma meta: melhorar o desempenho da empresa.
Sistema de gestão integrada: Por que investir em um
Tenha em mente que, com a ajuda do software, você terá reunido em um só local os dados mais importantes da sua empresa. Isso facilita em muito as estratégias a adotar, assim como a tomada de decisão.
Uma empresa que consegue avaliar, em tempo real, tudo o que está acontecendo nas mais variadas áreas. Assim, ao menor sinal de possíveis problemas, estará agindo e procurando soluções para resolvê-los.
Como tudo estará automatizado, há um risco bem menor de falhas humanas. Além disso, ao reduzir o tempo em determinadas tarefas, o gestor pode se dedicar a aspectos realmente relevantes de sua empresa.
Um outro ponto muito importante em relação à redução do tempo se refere que não será mais necessário digitar longos relatórios e até mesmo refazer trabalhos em razão de erros pois tudo estará automatizado.
E como todas as informações ficam em uma base de dados, é possível fazer atualizações diárias, corrigindo os erros encontrados. E como estas informações não passarão mais por diversos setores da empresa, diminui consideravelmente a probabilidade de erros.
A partir do momento em que o gestor tem acesso a informações altamente confiáveis, sua tomada de decisão vai ser a mais segura e a mais assertiva.
É claro que talvez o programa de computador possa apresentar algum problema, mas nada comparado às falhas humanas.
Saiba que antes de você implementar um sistema de gestão integrada na sua empresa, faça uma avaliação de quais são suas necessidades e escolher por um que vai melhor lhe atender.
Quer saber qual melhor sistema para sua empresa? Entre em contato com www.digmus.com.br.
Para que serve sistema de gestão integrada?
Então, o gestor da empresa terá acesso a todas as informações e tudo o que acontece com sua empresa, praticamente de forma automática.
Muitas empresas, nos dias de hoje, têm adotado este software para reduzir seus custos e, consequentemente, obter uma maior produtividade.
Ao ter acesso aos setores menos produtivos ou que estejam enfrentando alguma dificuldade, o gestor pode se dedicar em procurar que obtenham um melhor desempenho.
Há uns anos atrás, as empresas utilizam vários sistemas para gerir o seu negócio e, muitas vezes, essa falta de conexão entre os setores, trazia muitos prejuízos, inclusive o fechamento de algumas.
E a partir do momento em que se tem apenas um único sistema, isto é, um sistema de gestão integrada, é possível elaborar um planejamento estratégico, visando principalmente o melhor desempenho da organização de forma a implementar diretrizes a serem seguidas.
Vale ressaltar também que tem havido uma grande preocupação em relação ao meio ambiente, a saúde e segurança dos funcionários e a responsabilidade social. E esse software permite o uso de métodos de gestão para otimizar recursos, prevenir doenças e acidentes de trabalho.
Você está pensando em ter um sistema de gestão integrada na sua empresa e melhorar seus resultados? Entre em contato com www.digmun.com.br.
Então, o sistema de gestão integrada é um software que permite a integração de todos os setores de uma empresa, desde o controle de estoque até o controle financeiro, possibilitando a automação e o armazenamento de todas as informações. Uma das suas principais vantagens é a redução dos custos, facilitar a rápida tomada de decisão e aumentar a produtividade.
Gostou do artigo? Então entre em contato conosco para fazer seu teste já.
Figuras: pixabay.com