Empreendedoras de Sucesso: Por Que As Mulheres Estão Liderando Nos Negócios

 

Vimos, de uns tempos para cá, um enorme aumento de mulheres sendo empreendedoras de sucesso. Estão marcando sua presença no mundo nos negócios, destacando-se nos mais diversos segmentos do mercado.

É claro que obter sucesso no mundo dos negócios não é uma tarefa fácil, mas as mulheres têm mostrado que são iguais ou até muito melhores que os homens, mesmo sendo, muitas vezes, vítimas de machismo e de falta de credibilidade.

 

Segundo pesquisas, no Brasil, as mulheres representam mais de 51% do total de empreendedores.

 Como pensam as empreendedoras de sucesso

Elas têm feito toda a diferença nesse mundo dos negócios, muitas vezes dominado pelos homens. Seu modo de pensar, de agir, de se lançar a novos desafios é surpreendente. E como pensam as empreendedoras de sucesso?

·         Acreditam em seus sonhos

Elas se permitem sonhar. Além disso, elas assumem toda a responsabilidade em querer concretizar esses sonhos, nem que para isso seja necessário correr alguns riscos.

·         Concentram-se nos seus objetivos

Têm uma visão clara aonde querem chegar. E são seus objetivos que servem de estímulo para seguir em frente. O seu desejo de empreender vem acompanhado do desejo de ser uma empreendedora de sucesso de sua própria vida.

·         Programam-se e visam o sucesso

Elas sabem que é necessário um esforço e disciplina diários para desenvolver a sua empresa. E sabe que vai ter que enfrentar muitos desafios: falta de tempo, falta de dinheiro, dúvidas, etc. É como se fosse uma maratona que tivessem que ultrapassar a linha de chegada.

·         Investem nelas

Elas têm a convicção que cada investimento que faz nela própria, por consequência, estará investindo na sua empresa. E para isso, procuram obter mais conhecimentos e se especializar no seu segmento.

As mulheres são muito mais perspicazes e procuram se cercar de pessoas que possam contribuir, e afastam-se daquelas que as colocam para baixo e tiram seu foco.

Elas têm também um espírito de cooperação, acreditando muito em um trabalho de equipe. Todos em busca de um mesmo objetivo.

 Empreendedoras de sucesso como se tornar?

Então, você está pensando em empreender, em abrir uma empresa, mas não sabe como? O que é necessário para isso?

Ou talvez você já tenha um negócio e queira ir mais além.

Muitas vezes, encontram dificuldades por terem que conciliar sua função de mãe com o lado profissional. E isso pode ser até um ponto positivo pois as mulheres são mais versáteis e conseguem assumir e desempenhar bem diferentes papéis em suas vidas.

As mulheres são mais guerreiras e quando se propõem a realizar algo, são muito determinadas e não descansam até alcançarem seus objetivos.

Observamos que, na maioria das vezes, as mulheres têm uma tendência a se subestimarem, a não se valorizarem o suficiente.

E as empreendedoras de sucesso acreditam nas suas capacidades. Como um cliente acreditará no produto ou serviço que você está oferecendo, se você mesma não acredita?

E a partir do momento que você passar essa confiança, seus negócios só aumentarão.

É muito importante se fazer a pergunta: Por que você quer abrir um negócio? Quais são seus objetivos com esse empreendimento? Você tem que ter essa ideia bem clara e definida. E isso que pode tornar seu negócio um sucesso ou um fracasso.

Algumas empreendedoras de sucesso relatam que já passaram por altos e baixos. E é necessário ter plena consciência que podem fracassar. Mas isso faz parte do jogo. Qualquer negócio tem um certo risco, mas vale a pena arriscar.

É claro que o sucesso não vem da noite para o dia, é necessário muito trabalho e dedicação. E se você tiver persistência e tiver o discernimento de resolver os problemas à medida que aparecem, com certeza, seu negócio será um sucesso.

Quando se trabalha onde há paixão pelo que se faz, há uma maior motivação e força para enfrentar os momentos difíceis que podem aparecer durante o processo.

Uma ideia interessante é você buscar informações por mulheres bem-sucedidas em seus negócios. Isso pode te servir de inspiração. E melhor será procurar por aquelas que obtiveram sucesso em um setor do mercado semelhante ao seu.

Não é uma tarefa muito fácil! Muitos percalços podem acontecer no meio do caminho, mas as mulheres sabem muito bem driblar esses momentos e seguir em frente.

Qual o perfil das empreendedoras de sucesso?

·         Mais detalhistas

As mulheres, geralmente, são mais observadoras e prestam bastante atenção aos detalhes. E essa intuição feminina tem um efeito benéfico na gestão de negócios.

·         Mais determinadas

Como já foi dito acima, quando têm um sonho, usam de todas as estratégias para alcançá-los. Além disso, gostam de assumir determinados riscos.

·         Buscam conhecer o negócio

Antes de abrir um novo negócio, procuram buscar conhecimento em relação ao segmento desejado. Isso pode ser observado com o maior número de mulheres que procuram pelo Sebrae antes de abrirem seu negócio.

·         Preocupação maior com clientes

Geralmente, dão mais atenção aos seus clientes e isso é excelente para criar uma relação de confiança com eles.

·         Investem em capacitações

Empreendedoras de sucesso estão sempre em busca de aprimorar seus conhecimentos, visando o crescimento da empresa. Fazem mais cursos, mais especializações, etc.

·         Mais organizadas

As mulheres têm a capacidade de administrar melhor seu tempo. Assim, conseguem executar todas as tarefas e atingir seus objetivos.

·         Trabalham mais

Para alcançar o sucesso, é preciso trabalhar mais e fazer alguns sacrifícios.

O nível de percepção das mulheres é mais apurado do que o dos homens. Esse é um dos fatores pelos quais elas têm se sobressaído mais no mundo dos negócios, juntamente com todas as características descritas acima.

E se, por um acaso, sentem que ainda não dominam suficientemente a área que desejam atuar, vão em busca de um maior aprimoramento.

Exemplos de empreendedoras de sucesso

Veja exemplos de mulheres que fazem e continuam fazendo a diferença no mundo dos negócios:

Zica Assis

Zica nasceu em uma comunidade no Rio de Janeiro e começou a trabalhar como babá aos 9 anos de idade. Começou a enfrentar alguns problemas em razão dos seus cabelos muito crespos, pois seus patrões não gostavam.

Então, fez vários cursos de cabelereiros para encontrar uma forma de alisar seu cabelo. Como não encontrou um produto que mais atendesse às suas necessidades, teve a brilhante ideia de criar um produto para cabelos crespos e cacheados.

Vendeu o carro da família e buscou por profissionais que pudessem ajudá-la nesta empreitada. E daí surgiu o Instituto Beleza Natural.

Fez tanto sucesso e cresceu tanto que, além de lojas no Brasil, abriu uma nos Estados Unidos. Em 2013, foi mencionada na Revista Forbes como uma das 10 mulheres mais poderosas no Brasil.

Luiza Helena Trajano

Luiza Helena é proprietária da Magazine Luiza e é considerada uma das mais importantes empreendedoras no Brasil.

Começou a trabalhar aos 18 anos no negócio da família e por ter trabalhado por todas as áreas da empresa, adquiriu muito conhecimento de seu funcionamento.

E quando ela assumiu o cargo de diretora, o negócio apresentou um crescimento fantástico. Ela, aos poucos, foi comprando as lojas de seus concorrentes e abriu em São Paulo a Magazine Luiza.

Hoje, tem lojas em praticamente todos os estados brasileiros e inclusive, merecendo destaque sua presença online.

Chieko Aoki

É fundadora e presidente de uma das maiores redes de hotéis do Brasil, a Blue Tree Hotels. Em 2013, foi considerada uma das mulheres mais influentes, segundo a revista Forbes.

Ela entrou nesse ramo em 1980, trabalhando como diretora de marketing em uma rede de hóteis de luxo. Bastou alguns anos para se tornar a presidente da empresa.

E, em 1997, decidiu empreender e fundou a Blue Tree Hotels, presente em mais de 20 cidades brasileiras.

Sônia Hess

Tudo começou quando seu pai, para abastecer o estoque do pequeno negócio da família, acabou comprando tecidos a mais. E com as sobras, Sônia começou a produzir camisas para vender.

Contratou duas costureiras e em apenas uma tarde, vendeu as três camisas produzidas. Foi aí que surgiu a Dudalina, em 1957.

Para você ter uma ideia, a Dudalina é a segunda maior exportadora de roupas e está presente em vários estados do país.

Como você pode perceber, em todos esses casos, um sonho se tornou realidade. No início, não se pensava muito em quanto podiam lucrar com seus empreendimentos, mas muito mais em fazer algo novo e que lhes trouxesse satisfação.

Algumas tinham melhores condições financeiras que outras, mas isso não foi razão para que seus negócios tivessem mais sucesso do que outros.

E já está mais do que comprovado que as mulheres, talvez por se dedicarem mais, serem mais perseverantes e determinadas, desempenham muito melhor o seu papel como gestoras de negócios.

Nos últimos anos, o aumento extraordinário de empreendedoras de sucesso tem mostrado que, as mulheres são capazes de liderarem grandes negócios e isso está mais do que comprovado. E não apenas o lado financeiro que conta, mas aliado a isso, elas procuram a satisfação pessoal e uma forma de contribuir para o crescimento da própria sociedade.

Se você gostou deste artigo e achou super elucidativo, entre em contato conosco no site DIGIMUN.

 

Imagens: freepik.com e pixabay.com

Deixe seu contato
Deixe seu contato

Caso gostou dos artigos de nosso blog. fique atento nas atualizações deixando seus dados para receber nossas novidades