Você prática DRE em sua empresa?
Ainda não conhece a gestão de Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)? Então vamos te explicar o que é e qual sua utilização dentro de uma empresa.
Já buscou algum tipo de sistema de controle financeiro para sua empresa? Se ainda não, agora é o momento! Até porque um sistema de gerenciamento pode deixar a gestão financeira de sua empresa em equilíbrio e disponibilizar uma melhor visão de todo o setor financeiro dela.
O que é a DRE?
Demonstração de Resultado de Exercício, conhecido também com as siglas DRE. A DRE é um documento onde contém o resumo de todas as operações financeiras dentro de uma empresa, este resumo é formado por todos os dados financeiros de um determinado período da empresa deixando claro se os negócios deram lucro ou prejuízo naquele período.
O objetivo deste documento é detalhar todas as características do resultado deste exercício de avaliação da empresa, em cima das receitas, custos e despesas do negócio. Todas essas informações são apuradas em cima de um princípio contábil do regime de competência – As receitas e despesas precisam ser adicionadas na operação do resultado do período que está sendo avaliado.
Para deixar mais claro, a DRE é um resumo financeiro de todos os resultados operacionais e não operacionais de uma empresa. Normalmente esse exercício de avaliação é feita após um período de 12 meses, mas também pode ser elaborada mensalmente para ter controle administrativo e fins fiscais.
DRE – Funcionalidade
Com o objetivo de saber como está a saúde financeira de uma empresa, a DRE é uma ferramenta contábil com uma importante funcionalidade dentro de um negócio mostrando de forma clara o quadro financeiro. Para saber se sua empresa teve lucro ou prejuízo, faça um raio-X em todo setor financeiro aplicando a estrutura de avalição DRE.
O controle financeiro DRE auxilia a gestão da empresa, proporcionando uma visão bem realista sobre a situação financeira do negócio, e a partir disso é possível direcionar de uma melhor forma as decisões administrativas.
Após a avaliação se o resultado for – prejuízo, você poderá mudar as atitudes da empresa resolvendo este problema. Se caso o resultado for – Lucro é mais fácil saber o que continuar fazendo para este lucro só aumentar.
Estrutura para fazer uma DRE:
Ø Receita de vendas – Todo o dinheiro que entra no caixa da empresa;
Ø Deduções de impostos –Nesta etapa é importante levantar todas as informações sobre devoluções de vendas, descontos que a empresa ofereceu, abatimento de impostos sobre a venda ICMS, ISS etc;
Ø Receita líquida – A receita líquida é representada pelo resultado da receita de vendas;
Ø Custos de vendas – Os custos de vendas são baseados no CPV (Custo de produtos vendidos), CMV (Custos de mercadorias vendidas) e CPS (Custo dos Serviços Prestados) representando os gastos relativos;
Ø Lucro bruto ou resultado bruto – O lucro bruto é a diferença entre dos setores – 1° Receita líquida – 2° Gasto na produção;
Ø Despesas administrativas ou fixas –As despesas fixas são aquelas necessárias mensalmente para manter a empresa em funcionamento;
Ø Despesas com vendas – Todos os gastos com comissões e despesas de pós-venda;
Ø Despesas financeiras – São gastos com juros e multas que são consideradas despesas financeiras;
Ø Resultados antes do IRPJ e CSLL – Impacto dos impostos em cima do faturamento da empresa;
Ø IRPJ e CSLL – Tributos cobrados sobre o faturamento. IRPJ – Imposto de Renda de Pessoa Jurídica. CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
Ø Resultado Líquido – O resultado líquido é retirado a partir da subtração dos valores dos impostos e taxas pagas do lucro bruto.
Todas essas etapas citadas à cima são base da estrutura para fazer um DRE em sua empresa.