Delivery é um bom negócio
Como está a sua rotina? Cada dia mais agitada, não é mesmo? Como resultado dessas rotinas agitadas, estilos de serviço como o delivery estão crescendo especialmente pela facilidade de realizar pedidos, efetuar pagamentos e segurança no momento do recebimento dos pedidos, valorizando, ainda mais, a experiência gastronômica do consumidor.
O setor de delivery que vinha em um crescimento significativo antes da pandemia, apresentou uma melhora significativa nos primeiro semestre de 2020, segundo mostra uma pesquisa realizada pela Mobilis, startup de gestão de finanças pessoais, os gastos nos principais apps de delivery cresceram 103%, ainda segundo a Revista Isto é dinheiro:
“Em março, início da quarentena no Brasil, os serviços de delivery tiveram uma queda de 16,98% em comparação a fevereiro. Em abril, o crescimento representou 60,67% em relação a março, e em maio, 39,58% em comparação com abril. Em junho, o avanço foi mais discreto, mas manteve a tendência de alta, com crescimento de 4,32% em relação a maio.”
Com esse crescimento no setor, foi possível identificar grandes oportunidades para investidores, que visam oferecer um serviço com atendimento rápido, com baixos custos e maior faturamento, além disso, é notável que para muitos consumidores a oferta desse tipo de serviço, é algo prático, confortável, seguro e ainda auxilia aqueles que não tem muito tempo para as rotinas do dia a dia.
Separamos, neste artigo, dicas importantes para a construção do seu delivery, desde o recebimento do pedido até a entrega para o cliente.
OPERAÇÃO DELIVERY: Como construir?
Certamente você já ouviu falar dos termos dark kitchen, ghost kitchen e cloud kitchen, esses termos são utilizados por empresas que trabalham exclusivamente com operações voltadas para delivery, ou transformaram cozinhas de restaurantes tradicionais em “cozinhas fantasmas”.
Por não atender o consumidor final no local, os estabelecimentos com esse estilo de cozinha, geralmente ficam localizados em lugares menos movimentados, com aluguéis mais baratos, porém estratégicos para fácil acesso e mobilidade de motoboys. Sendo assim, esses estilos de cozinha são os mais indicados para dar início ao seu delivery.
Planejando todo o processo
Primeiramente faça uma análise de mercado, incluindo uma avaliação do público, área de entrega e fornecedores. Além disso, avalie sua estrutura. A avaliação da estrutura é uma das etapas mais importantes, pelo menos no início do seu negócio, pois é através dessa análise que você poderá concluir se poderá ou não aumentar a produção de acordo com sua demanda.
Organização dos fluxos: Do pedido à entrega
Ao oferecer o serviço de delivery, haverá mais trabalho em sua cozinha, pois se você já tem um restaurante, além de atender as pessoas que foram até o local, também deverá suprir a demanda dos pedidos a serem entregues.
Para que erros não ocorram em ambas modalidades de atendimento, e que o mesmo seja satisfatório redesenhe o fluxo de trabalho. Estabeleça prioridades, monte uma linha de produção.
Disponibilize aos clientes do delivery uma estrutura de atendimento, seja por meio de aplicativos ou plataformas digitais. Investir em um app de delivery ou plataforma digital é fundamental para o atendimento, esse tipo de serviço proporciona comodidade, agilidade e segurança, além de possibilitar aos clientes acesso a imagens de pratos, o que pode auxiliar no momento da escolha. A Digimun Sistemas é uma empresa especializada no desenvolvimento de software do ramo gastronômico e pode lhe ajudar nessa demanda.
A importância da tecnologia e gestão para o seu delivery
Visando não cometer erros, invista na gestão e na automação do seu negócio, assim você evita perder informações cruciais para o desenvolvimento do seu negócio. Além disso, com um sistema de gestão, especializado no segmento gastronômico, você consegue mensurar os resultados das operações, sendo ela, delivery ou atendimento no local e visualizar o que está trazendo lucro ao seu estabelecimento.
Além disso, é muito importante investir nos processos internos e treinamentos para a sua equipe, visando sempre manter a qualidade no atendimento e dos produtos.
Qualidade: Do armazenamento dos alimentos ao momento da entrega.
A segurança e cuidado com os alimentos deve ser foco do seu negócio, tendo em vista que qualquer incidente pode causar danos à imagem do seu restaurante. Sendo assim, é preciso que seja realizado um controle intenso de conservação e higiene, desde a compra dos insumos até a entrega dos pratos/pedidos aos clientes.
Neste texto já falamos sobre o uso da tecnologia, lembre-se então de utilizá-la a seu favor, os softwares e aplicativos podem lhe fornecer indicadores de produção, além de, auxiliar com do estoque ao fluxo de caixa. Dessa forma você terá todos os dados confiáveis na palma da mão de forma objetiva.
Faça o acompanhamento da produção, pois isso irá ajudar a encontrar pontos que precisam de melhorias e como serão implementadas, são essas atitudes que irão gerar economia para seu restaurante. Lembre-se de sempre evitar o desperdício de alimentos.
Processo fundamental no delivery é a entrega e para que seja eficiente deve passar por uma boa gestão de pedidos e novamente você poderá contar com um sistema para organizá-lo, conferindo a agilidade necessária a ele.
O ramo de alimentação exige uma série de cuidados no que se refere à higiene e à manipulação dos produtos, por esse motivo, certifique-se de que os pratos estão embalados de forma correta, a fim de manter a qualidade e sabor para o consumo, chegando ao cliente na temperatura adequada e sem vazamentos.
Estruture seu time de entregadores, permitindo assim que todos os pedidos sejam entregues sem atrasos e com a maior qualidade possível.
Importante lembrar:
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Suas embalagens devem ser de muita qualidade, de fácil manipulação e descartáveis.
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Você pode terceirizar os serviços de motoboy, tendo assim, profissionais capacitados e de acordo com a demanda.
Quem não é visto, não é lembrado: Invista em divulgação.
Estamos em um momento de incertezas para o setor de food service e estar presente nas redes sociais é fundamental para ser lembrado pelos seus clientes e independente do porte do seu restaurante é importante conscientizar os consumidores que é hora de apoiar os empreendimentos locais.
O espaço virtual é fundamental para o seu negócio, nas redes sociais você pode divulgar cardápio, promoções, horário de atendimento, além de direcionar o cliente para plataforma ou app de delivery onde o mesmo irá realizar as compras.
E além de divulgar seus produtos, promoções, você pode mostrar as ações feitas para manter seu local de trabalho seguro contra a COVID-19.
Agora que você já leu nossas dicas, está pronto para montar o seu delivery e ser um sucesso? Em casos de dúvidas, entre em contato conosco.
Lembre-se que delivery é um bom investimento e você pode contar conosco para o desenvolvimento do seu negócio.
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