Como fazer uma análise SWOT eficaz para o seu negócio

 

Análise SWOT é mesmo a queridinha entre os empreendedores. Ela abrange aspectos internos e externos à empresa como um todo.

Para ficar mais fácil para você compreender este artigo vamos tentar dar um exemplo elucidativo. Imagine agora que você está prestes a se casar e que precisa pôr na ponta do lápis o que será necessário.

Com base nisso você começa por listar tudo que se encontra a seu favor e de sua noiva. Você faz uma lista completa para não ter dúvidas.

 

Depois você começa a listar tudo que vai contra você. Nesse momento chega a dar calafrios, não é mesmo?

Feito isso você para para pensar em todos os pontos positivos e vai listando as oportunidades que surgem com o seu casamento.

Você achava que tinha terminado, mas foi exatamente quando você descobriu que existiam ameaças à sua concretização do sonho.

Pronto. Você consegue ver agora que de forma simples a gente ilustrou uma análise de SWOT rápida, porém precisa?

A análise SWOT é composta por ambiente interno e ambiente externo. O que simboliza o ambiente interno são as forças e as fraquezas.

O ambiente externo, por sua vez, é composto por oportunidades e ameaças. Mas você deve estar pensando agora: por que eu devo fazer esta análise.

A resposta é simples: porque faz parte do planejamento estratégico. A análise SWOT é utilizada inclusive para mensurar o plano de negócios Canvas como veremos mais adiante.

A análise SWOT é um divisor muito eficaz de águas e que serve para dar um norte a você, empreendedor.

Vamos começar falando sobre o porquê de se fazer uma análise SWOT bem-feita e depois vamos partir para o tópico seguinte

 

Análise SWOT mensurando as forças

 

 O que viriam a ser forças para você? Força é tudo que te impulsiona para frente e que te leva a conquistar espaços dentre os melhores. As forças de um empreendimento são muitas e podemos exemplificar por qualidade nos serviços, presteza e ótimo atendimento ao cliente.

É claro que existem muitas forças ao redor de sua empresa você só precisa pegar papel e caneta e fazer sua análise de SWOT pensando em tudo que tem de bom.

A força faz parte do ambiente interno. Se você tem em seu quadro funcional profissionais gabaritados, isso pode ser considerado uma grande força.

Antes de mais nada e eu já ia esquecendo de colocar nesse artigo é que análise SWOT significa força (strength) fraqueza (weakeness), oportunidade (opportunity) e ameaças (threats) ou simplesmente FOFA como é chamado aqui no Brasil.

A análise SWOT ou fofa serve para te dar um norte em termos de empreendimento, ou melhor, no que apostar para sua empresa.

Continuando temos que as forças são sempre positivas para seu empreendimento e elas podem até trazer grandes oportunidades a médio e longo prazo.

 

Indo atrás das fraquezas na análise SWOT

 

As fraquezas, como o nome já diz, são pontos negativos que você tem que aprender a lidar com eles. Fraquezas do tipo: falta de um sistema integrado de gestão, por exemplo.

Aqui você vai listar tudo que impacta negativamente no seu negócio. Lembrei a você que as fraquezas também vêm do ambiente interno, então não podemos confundi-las com ameaças.

O que pode ser sua fraqueza?

-          Falta de um sistema integrado

-          Falta de recursos para informatizar sua empresa

-          Profissionais com pouca qualificação

-          Falta de controle das contas

-          Falta de um planejamento adequado

Você viu como é simples fazer a listagem? O bom é que quando termina você pode olhar para a matriz SWOT e ver sua empresa representada nela.

As fraquezas então são todos os pontos internos que impactam no negócio diretamente e que devem ser atacadas em um primeiro plano para evitar problemas futuros.

Elas não são suas inimigas já que você aprenderá bastante com elas. E tão logo a empresa se veja livre de uma fraqueza, outra pode aparecer e tomar o lugar.

Entenda que isso é normal já que como o negócio é cíclico e você vai eliminando aqui e mensurando ali.

 

Oportunidades: como achá-las?

 

Agora falando das oportunidades estamos trabalhando aqui o ambiente externo à empresa. Tudo que simboliza uma oportunidade para o seu negócio deve ser posto naquela listagem que nós estamos fazendo.

O que seriam oportunidades?

-          Uma parceria nova

-          O fechamento ou diversificação de uma empresa concorrente

-          Problemas internos nessas empresas

-          O surgimento de um novo sistema de gestão inovador

Nós poderíamos passar mais de meia hora analisando caso a caso e descobrindo muitas oportunidades, mas o intuito deste post é mostrar a você o quanto é simples fazer a análise SWOT.

As oportunidades são todos os pontos positivos para sua empresa que vêm de fora para dentro. Feita mais essa parte da lista estamos caminhando para o final. Não foi fácil?

 

Análise SWOT e a pura ameaça

 

A ameaça, como o próprio nome já diz, traz de fora para dentro, ou seja, do ambiente externo para o interno, pontos negativos para sua empresa.

Quais são esses pontos?

Um exemplo muito bom sobre as ameaças e quando há a propensão de se expandir concorrentes no mercado, ou seja, o surgimento de novos entrantes no negócio. Você bem sabe que seu nicho não é exclusivo. Existem várias empresas de diferentes portes competindo coma sua, não é mesmo?

De posse disso é que devemos nos orientar para a concorrência mantendo sempre um olho aberto neles para que não se antecipem e abocanhem parcela de mercado.

Outra ameaça é o problema da escalabilidade. Se o seu concorrente mantém seus negócios sobre um molde mais escalável que o seu, você vai ter que repensar seu planejamento estratégico e refazer a análise SWOT.

 

Matriz SWOT para quem serve mesmo?

 

Como você pode ver independentemente do tamanho do negócio a matriz SWOT serve para todas as empresas.

Seja você micro ou pequeno empreendedor, você ainda assim pode e deve fazer uma análise de FOFA.

 

Matriz SWOT e o Canvas

 

Agora vamos falar um pouco de Canvas. O Canvas é o Business Model Generation criado para auxiliar as companhias a lidarem melhor com suas informações tipo: proposta de valor, canais, receitas e custo e etc.

E um modelo de plano de negócios voltado para o maior conhecimento do que impacta na sua empresa como um todo.

O business model é esse quadrinho aí em abaixo:

 

 

Quando preenchido vai ficar assim:

 

Figura tirada do site: https://www.heflo.com/pt-br/gerenciar-negocios/modelo-de-negocio-canvas-lean-startup/

 

Para que serve? Para dar maiores informações de como lidar com seu nicho. É basicamente parecido em termos de preenchimento à análise SWOT.

O ideal é fazer essa linha que corta o Canvas e distribuir as informações para uma matriz SWOT.

Veja abaixo:

 

Imagem retirada do site: http://threenorwegians.com/review-business-model-generation/

 

Planejamento estratégico e matriz SWOT

 

Você com certeza já ouviu falar em planejar, não é mesmo. O ato de planejar é a alma do negócio. Aposto que essa última frase você já pelo menos ouviu falar em algum lugar.

Planejar estrategicamente como diz o site da Endeavor e pôr no papel ações que vão te levar a um objeto mensurável.

Ninguém é obrigado a planejar, pelo menos não tão obrigado, mas o planejamento faz parte da vida da sua empresa. Veja: você faz planejamento de custos, você pode também fazer planejamento orçamentário e de pessoal. Se você se prepara para um bom planejamento isso significa que a sua empresa está melhor munida de informações de impacto.

E o que a matriz SWOT tem a ver com o planejamento estratégico?

Tudo. A própria matriz em si é um planejamento estratégico.

Veja de cima: quantas empresas no Brasil estão preocupadas em fazer uma análise ambiental como essa e transformar informações de análise em resultados reais?

A grande maioria das pequenas e médias empresas estão mesmo preocupadas com os lucros e esquecem que um planejamento estratégico bem feito pode diminuir a incidência de maus acontecimentos.

Em outro post vamos tratar de planejamento estratégico como um todo.

 A matriz SWOT ou análise SWOT é uma ferramenta de gestão empregada para auxiliar na tomada de decisão como falamos antes. Grande maioria dos empreendedores deveriam apostar nesse recurso para mensurar seus negócios.

Em tempos de incerteza, a matriz é uma mão na roda para aqueles que desejam definir os pontos fortes e os pontos fracos da organização.

Esta análise permite comparar a empresa a seus concorrentes mais diretos. Isso feito confere maior grau de segurança às incertezas do caminho.

 

 

Preenchi os quadrantes e o que eu faço agora?

 

É muito simples: você agora vai concatenar as informações somatizando-as com as informações de sua empresa para saber exatamente o que os concorrentes estão fazendo para melhorar e você não.

É uma forma de ver de cima e, ao mesmo tempo, por dentro as informações da sua empresa e o que pode afetá-la no curto, médio e longo prazo.

É um planejamento estratégico voltado para a concorrência. A análise SWOT é muito importante porque desmistifica aspectos como o que devo fazer para ficar à frente do meu concorrente? Por que isso é uma ameaça? E o que devo fazer para melhorar processos internos?

Pense da seguinte forma: a análise SWOT é um ponto determinante para que a sua empresa se dê bem nos negócios porque integra informações cruciais a ele.

 

Pedindo a revisão de terceiros

 

Nada melhor que você mesmo fazer a sua análise SWOT, mas colocá-la sobre as orientações de terceiros especializados. Isso ajuda na hora de você saber se tudo está correto e referente ao seu nicho, ou se precisará de ajustes.

Mas por que eu preciso da ajuda de terceiros especializados?

Porque quando você elabora uma matriz SWOT você pode não estar sendo totalmente imparcial e assim ela vai acabar ficando tendenciosa.

Para reduzir esta parcialidade é que a opinião de quem vem de fora auxilia e muito.

Faça sempre uma análise bem-feita e, de tempos em tempos, verifique se a análise ainda está valendo.

 

A arte da guerra

 

Você com certeza já ouviu falar sobre esse livro, não é mesmo?

A arte da guerra tem ensinado empreendedores de todo o mundo a saber lidar com as adversidades da melhor forma.

E por que estamos falando do livro?

Porque quando estamos em meio a um mercado competitivo, estamos em meio à grandes adversidades que sem muito esforço e dedicação não conseguiremos avançar.

É com otimismo e simplicidade que chegaremos ao ponto de chegada principalmente se estivermos munidos com essa análise.

Pense da seguinte forma: é uma maneira de você saber informações pormenorizadas e ao mesmo tempo importantes do seu nicho.

O e-book oferecido pelo Sebrae sobre a análise SWOT faz um comparativo entre otimismo e imbecilidade e otimismo e ingenuidade.

Vamos então explicar melhor um pouquinho essa questão. O e-book diz que os empreendedores são otimistas por princípio, já que em terras pessimistas não se abrem negócios. E nesse primeiro momento o dono de empresa pode não identificar muitos pontos fracos e ameaças justamente por essa visão mais otimista do empreendimento.

Por um outro lado, há que falarmos em ingenuidade do empreendedor em determinar exatamente que o seu negócio seja direcionado única e exclusivamente pela análise, já que ela pode estar equivocada se não for feita de forma imparcial.

Para resumir, é preciso que você mantenha o pé no chão e siga as orientações que te demos acerca da matriz SWOT para que ela, tanto não saia de forma errada, como também não seja simplesmente uma visão negativa do todo impactando nos seus negócios crescentes.

Em um mundo como o que nós estamos hoje, saber lidar com as adversidades é super importante. As empresas estão cada vez mais antenadas e ligadas ao diferencial competitivo, mas para sabê-lo é preciso que você se muna de informações importantes para o planejamento.

O planejamento faz parte do dia a dia da sua empresa e a análise SWOT nada mais é do que um simples planejamento.

A matriz SWOT atrelada ao Canvas é poderosa e pode te trazer informações muito úteis no aspecto negocial.

Matriz SWOT ou apenas análise SWOT é uma forma de colocar no papel exatamente tudo que você tem de informações de aspectos internos da empresa e de aspectos externos à organização.

E para quê?

Para poder ter uma visão mais ampla e menos estreita dos fatos que ocorrem e no que você pode melhorar.

Se você gostou do artigo, achou super esclarecedor, então assine nossa newsletter para maiores informações sobre empreendedorismo.

 

 

Imagens: freepik.com e pixabay.com

 

Deixe seu contato
Deixe seu contato

Caso gostou dos artigos de nosso blog. fique atento nas atualizações deixando seus dados para receber nossas novidades